top of page
  • Foto do escritorMoacy A. Pina

Teresa Pinto e suas Escolhas de 2017


***

O ano de 2017 já vai terminar. Neste mês de Dezembro, a Revista eletrónica OLHAR 2.1 (www.olhar21.me) quis saber como foram os 365 dias de alguns amigos e colaboradores, essencialmente a nível pessoal e cultural. Lançamos o desafio, querendo saber o que os nossos amigos fizeram e o que partilhariam com os jovens. Pedimos boas energias, boas formas de viver e sorrir para a vida, envolvendo: Livros & leitura, música & artistas e cinema & fotografia. Teresa Pinto aceitou o desafio e deixou-nos boas dicas. Saiba tambem que desejo tem para 2018.

***

"2017 foi um ano especial, cheio de conquistas e realizações. Faltam poucos dias para o seu término e, em jeito de balanço, digo que em 2017 ganhei uma maturidade incrível que não pensava em alcançar desta forma. Durante os 365 dias deste ano civil, a vida obrigou-me a lutar pelos meus sonhos com os pés "fincados" na terra. Aprendi a resolver os problemas da vida de uma forma positiva, ciente que estes fazem parte do nosso destino e que , igualmente, ajudam- nos a crescer emocionalmente, tornando-nos pessoas mais fortes e realizadas".


Teresa Pinto, estudante 4º Ano de Jornalismo

Eis agora as respostas às perguntas da Revista OLHAR 2.1.

Quantos livros leu?

Quanto aos livros, é difícil contabilizar o número exato que li. Graças a Deus sou uma apaixonada pelos livros, portanto li inúmeros. Além disso, passei durante alguns meses do ano a escrever a minha monografia e, naturalmente, tive de ler muitos livros ligados ao meu tema.

Qual / quais gostou mais de ler?

Para falar das preferências, este foi o ano que mais li Germano Almeida, e este continua sempre a ser o meu escritor preferido. É um autor que consegue nos mergulhar na leitura de uma forma única, genuína e humorística. Mas para este ano, o livro destaque, para mim, foi “A Arte da Vida”, do escritor e filósofo polonês Zigmunt Bauman. É um livro que ajuda-nos a construir a nossa vida de uma forma positiva, a acreditar melhor em nós mesmos e obriga-nos a "Tentar o Impossível”.

O que significa a leitura para si?

Para mim, leitura é um autêntico abrigo contra a ignorância.

Quais são os 7 artistas que destaca este ano, e as 7 músicas que lhe marcou mais?

Quanto aos artistas que para mim destacaram: Mayra Andrade, Élida Almeida, Ceuzany Pires, Sara Tavares, Elji Beatskilla, Djodje e Batchart, este último que recentemente publicou mais um sucesso, em que orienta-nos a "acreditá" mais em nós mesmos. Quanto às músicas marcantes:

Akredita (Batchart feat. Djodje)

Dispidida (Mayra Andrade)

Bela Flor (Maria Gadu)

Dona Cila (Maria Gadu)

Sorry Seems To Be The Hardest Word (Elton John)

Cabo Verde la Fora ( Ceuzany)

"Madrugada Frio" do jovem talentoso branvense "John D' Brava.

Que acontecimento marcou pela positiva o seu ano?

O acontecimento que mais me marcou este ano foi a minha formatura.

Que filme indicaria a um jovem?

O filme que indico é um de humor brasileiro intitulado " O Auto da Compadecida."

De uma forma humorística, o autor faz uma crítica dura ao funcionamento da sociedade brasileira e que pode ser perfeitamente ser adaptado à nossa realidade.

 

A foto do ano para si é?


Alécia Morais

Foto: Getty / Mike Stobe

"Para mim esta é uma das fotos que marcou o meu ano. Trata- se de uma imagem que encheu o meu coração de orgulho e de felicidade. A menina da fotografia é uma jovem que vi crescer numa das localidades mais pobres de Santo Antão, Ribeira das Patas. Hoje ela é a primeira cabo-verdiana a desfilar para a Victoria Secret´s, um dos maiores eventos de moda do mundo. Chama-se Alécia Morais e vem construindo uma carreira promissora, beseada na humildade e no profissionalismo. Ela é a prova de que todos os nossos sonhos podem ser realizados. Basta haver determinação e foco".

 

Um desejo para 2018 …

Para 2018, o meu maior desejo é ser uma pessoa melhor, capaz de acreditar mais em mim.

Boas festas e Feliz Natal

Teresa Pinto

Mais Escolhas do Ano 2017 aqui:

https://www.olhar21.me/single-post/2017/12/19/Carla-Carvalho-e-suas-escolhas-de-2017

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page