top of page
  • Foto do escritorMoacy A. Pina

Você é o "+ importante"


"Quando transferimos as nossas responsabilidades para outrem, transferimos sem nos apercebermos, os nossos sonhos, as nossas oportunidades, os nossos sucessos."


Você não é perfeito (a), mas quanto a isso não se preocupe, pois ninguém o é. Se quiser preocupar-se, preocupe-se em ser você mesmo. Do jeito que é, e que tem que ser. Tentar corrigir é legitimo e aceita-se, mas temos que saber que há coisas que não têm correção. Viver para os outros é complicado. Tentar agradar os outros nunca deu certo e jamais dará, até porque não conseguimos agradar sequer, a nós mesmos. Por mais perfeitos que possamos ser, há sempre quem vê uma imperfeição em nós. Há sempre algo com o qual nós também não estamos satisfeitos. Corrigir as imperfeições e as marcas do passado leva-nos, muitas vezes, a arrepiar caminhos obscuros para clarear os pontos negros em nós.

Muitas vezes é preciso dizer não quando se quer ouvir um sim.

O que a maioria não está pronta a fazer é o que é necessário. Parece que não nos sentimos cómodos ao enfrentarmos um problema, fazer o que deveríamos fazer, dizer o que temos para dizer. Muitas vezes é preciso desagradar aos outros para agradar a si mesmo. Às vezes precisamos abdicar, escolher entre 1 e 2 ou A e B. É preciso mudar para viver melhor, mesmo que tenhamos que viver para mudar. Muitas vezes é preciso dizer não quando se quer ouvir um sim. É preciso virar as costas ao mundo para poder tentar entendê-lo. É preciso sair para voltar a entrar. Se ficarmos dentro, vislumbramos pouco e não vemos tudo que precisamos ver.

Não se consegue ser melhor quando fazemos mais ou menos. Colhemos o fruto daquilo que semeamos.


Precisamos nos libertar daquilo que nos prendem. Precisamos saber o valor das coisas e não o preço delas. Ser natural é fácil. Ser artificial exige muita arte. É preciso respirar o ar puro vindo da natureza. Esta sim é perfeita, e para toda eternidade. Por isso, se quisermos aproximar da perfeição, temos que aproximarmos dela. Senti-la, cheirá-la e aproveitar ao máximo. Ser melhor exige esforço e sacrifício. Implica conviver com os melhores e fazer o melhor que pudemos. Significa pensar, refletir, tomar decisões. Significa dormir menos horas, ler e escrever por mais uma hora do que os normais.

Somos o que fazemos e não o que os outros fazem. Somos fruto das nossas decisões e das nossas atitudes.

Não se consegue ser melhor quando fazemos mais ou menos. Colhemos o fruto daquilo que semeamos. E se preferirmos colher o que outros plantaram, não devemos exigir muito. Exigi-lo é ser eguísta. Quando transferimos as nossas responsabilidades para outrem, transferimos sem nos apercebermos, os nossos sonhos, as nossas oportunidades, os nossos sucessos. Entenda. Somos o que fazemos e não o que os outros fazem. Somos fruto das nossas decisões e das nossas atitudes. Temos de nos preparar para receber o sucesso, assim como temos que trabalhar para o conseguir. Além da chuva, nada que nos interessa cai do céu. To be continued ...

Moacy A. Pina

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page